FIV e FELV, você conhece?

Assim como em humanos, os gatos estão susceptíveis a inúmeras doenças virais, muitas delas graves e sem cura.

A Leucemia Viral Felina (FELV) e a FIV (Imunodeficiência Viral Felina) são as mais importantes e ambas são transmitidas entre os gatos por saliva, arranhaduras, mordidas, sangue, etc.

Os gatos não vacinados podem se infectar durante toda a vida, mas muitos podem ser contaminados pela própria mãe logo após o nascimento ou durante a fase de amamentação. Todo paciente que tem acesso à rua ou contato com gatos errantes não vacinados está mais sujeito a doença.

Sinais como emagrecimento, fraqueza, cansaço e dificuldade respiratória podem aparecer nos pacientes com FELV. Doenças graves como Leucemia, Linfomas e anemias severas podem ser induzidas pelo vírus. O diagnóstico da doença se baseia nos sinais clínicos e principalmente em um teste sanguíneo/sorológico simples e que detecta em alguns minutos a presença de anticorpos induzidos pelo vírus.

Felizmente existe uma vacina que pode proteger nossos gatinhos da FELV, mas antes de vaciná-lo é preciso realizar um teste para detectar se o paciente tem ou não o vírus. Apesar de não haver cura para a FELV, muitos pacientes podem viver durante alguns anos e com boa qualidade de vida, para isso uma boa imunidade é fundamental!

Procure seu veterinário e pergunte sobre a FELV e como proteger seu gatinho.

Fonte: UOL

Falar agora